Com conceito criado pelo ex-apresentador da MTV, Adam Curry, a palavra podcast surgiu da ligação entre o tocador de áudio iPod e o broadcast (mensagens transmitidas através de sons e imagens via rádio ou televisão).
E para que serve?
Para resumir, o podcast serve para transmitir arquivos multimídia em forma de áudio e, claro, informar, entreter e divertir ouvintes do mundo inteiro. Compartilhado pelo RSS (Really Simple Syndication – Sindicância Realmente Simples), possibilita aos usuários de internet se tornarem assinantes de um site. Desta forma, quando o conteúdo do site é atualizado, eles recebem suas atualizações sem precisar acessá-lo.
Disponibilizar um conteúdo em forma de áudio é um meio mais prático tanto para o criador do conteúdo quanto para o seu público que, em meio aos afazeres do dia a dia, pode não ter tempo para ler um conteúdo disponibilizado em forma de texto. Por isso o podcast se tornou uma ferramenta cada vez mais utilizada nos meios de comunicação hoje em dia.
Mas quando montamos uma estrutura com produção de vídeos, o formato fica ainda mais interessante, pois postado com periodicidade no Youtube por ex: Pode engajar ainda mais o público e ainda monetizar.
E por que sua marca deve fazer um podcast?
Já falamos em nossos artigos sobre a importância da criação de conteúdo útil ou divertido por parte das marcas. O consumidor não consome mais conteúdo com o intuito simplesmente de venda. Partindo desse pressuposto, a criação de um programa de podcast por parte da marca focando em um assunto que tem como propriedade os princípios da empresa, vai engajar pois estará transmitindo conteúdo realmente útil por parte da marca.
Um ex: Uma empresa Agro cria um podcast para falar de tendências tecnológicas de maquinarias agrícolas, ou cotação de commodities e novos mercados.
E quando tem diversos convidados, que entendem do assunto, debatendo sobre algo que geram interesse para o público consumidor daquela marca. O resultado é fidelização, engajamento, e reconhecimento de marca.
Vamos enumerar alguns motivos para que sua empresa crie um podcast.
1 - Reconhecimento de Marca: Sua marca por estar falando de um assunto com propriedade, tende a ser reconhecida pelo público, muitas vezes é muito mais simples do que toda uma estratégia de branding.
2 - A chance de criar diálogo com seu público: Melhor que passar a informação, é receber um feedback instantâneo do seu público consumidor, e quando a empresa abre o espaço de interação, onde seu público pode fazer contato e mandar dúvidas e etc…isso gera um vínculo de valores absurdos para marca.
3 - Vincular grandes nomes a sua marca: Quando o programa traz convidados de peso para participar do podcast, a audiência desse convidado vai criar vínculo com a sua marca, escalando ainda mais o alcance do seu programa.
4 - Criação de Branding: Seu programa ficando popular no Youtube, automaticamente vai ser associado a sua marca, criando branding espontâneo.
5 - Fidelização de público: Tendo rotina na publicação dos programas, seu público vai ser fidelizado, pois vai se interessar pelo assunto e marcar ponto em todos os lançamentos.
Então agora você sabe o quanto sua empresa tem a ganhar em produzir conteúdo útil no formato de podcast, a partir daí, o céu é o limite.
Com produção de podcast e produção de vídeos em Curitiba, você começa ter alcance e reconhecimento de marca quase que instantaneamente.
Investindo em qualidade de produção de podcaste e produção audiovisual, a marca também é associada a qualidade, está ai a importância de contratar produtoras de vídeos que possa te ajudar nessas produções.
A Miragem Content é uma produtora de vídeos em Curitiba pronta para auxiliar sua empresa no que vir a precisar.
Obrigado pelo seu tempo.
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